Suruba de Ideias

Não tenha vergonha , entre e participe !



sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quanto usamos do nosso cérebro?

Quando o assunto é a capacidade do nosso cérebro, uma pergunta sempre vem à tona: como alcançar 100% de seu potencial? Por muito tempo, acreditou-se que usávamos apenas a décima parte da capacidade cerebral. Com 90% de inatividade, certamente teríamos um grande terreno a ser desbravado. Hoje, já é sabido que isso não passa de um mito surgido entre os cientistas no início do século XX. O fato é que, até agora, a ciência não sabe precisamente quanto utilizamos do nosso potencial cerebral. “Embora existam especulações sobre o assunto, já sabemos, graças ao estudo de imagens funcionais do órgão, que nos valemos de todas as suas áreas, de maneiras diferentes”, afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. “Mas o percentual que utilizamos ainda é uma incógnita.”

De acordo com pesquisas do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o cérebro humano possui em média 86 bilhões de neurônios e 85 bilhões de células não neuronais. “O fato de os neurônios corresponderem à metade do cérebro não significa que sua capacidade esteja reduzida à metade”, diz Suzana. Saber que a máquina cerebral funciona a todo vapor e se utiliza de todas as ferramentas disponíveis não descarta, no entanto, o fato de que o cérebro, a exemplo do que podemos fazer com os músculos, deva – e precise – ser exercitado. “O sistema nervoso se molda de acordo com a estimulação ambiental”, diz Gilberto Fernando Xavier, pesquisador do Laboratório de Neurociência e Comportamento da USP. A verdade é que o cérebro humano ainda é um terreno misterioso.

“Não sabemos, por exemplo, como bilhões de neurônios, que funcionam de maneira integrada, podem fazer maravilhas como a pintura e a música e, infelizmente, também as armas e a guerra.”

Fonte ISTOÉ online .

Nenhum comentário:

Postar um comentário